MEUS AMIGOS...

ÉS A FLOR QUE FALTAVA NESTE JARDIM. OBRIGADA POR SER MAIS UM SEGUIDOR/VISITANTE...

ÉS O MEU BOTÃO DE ROSAS. CADA VEZ QUE CHEGA, UM NOVO BOTÃO SE ABRE..

ESTAREI SEMPRE TE ESPERANDO- AMO VOCÊ!!!


PLAY E OUÇA
Meu corção se enche de alegria, quando você está aqui.




[sandra2.jpeg]


terça-feira, 23 de agosto de 2011

REFLETINDO SOBRE O TEXTO:

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM...


(imagen Web)

Todos os dias nos encontraram em desafios com a vida, seja na vida cotidiano ou de nossa profissão. No ambiente escolar então, nem se fala. Cada dia, cada momento é um novo desafio que encontramos pela frente. Muitas vezes não temos como fugir e deixar de lado, os problemas que vão surgindo no decorrer do dia –a - dia. Muitas vezes precisamos buscar as soluções e informações em fontes seguras que nos dão o devido respaldo para a tomada de decisões, principalmente na Educação, que requer muitos cuidados e atenção.

Na sociedade em que vivemos, é preciso conhecimentos, para saber lidar com todas as situações novas que vão aparecendo, até mesmo com as já existentes. O desafio de converter as informações em conhecimento é grande desafio para a aprendizagem. “Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual” (Pozo 2002).

Na Sociedade encontramos alguns tipos de saberes, como os das Tecnologias, do conhecimento e do Aprendizado. Essas tecnologias vêm entrando na vida das pessoas e as transformando diariamente, no seu jeito de pensar, de relacionar e de conviver com o outro, principalmente com o mundo. O desafio atual do sistema educacional, “é o de formar efetivamente, os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes”.

Sabemos que essa missão não é fácil. Nem todos os profissionais estão abertos as mudanças, mas que se faz necessário esse conhecimento. Estamos num processo continuo de formação. “A exigência de aprender, continuamente, ao longo da vida constitui, na sociedade atual, um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores.

A grande demanda do aprender está em se aprender de outras maneiras. Este novo aprender está apenas começando, mas que se torna necessário. As escolas hoje, não podem mais ignorar/ negar esse novo saber aos alunos. Ela precisa oportunizar o acesso de informações proporcionando-lhe a aprendizagem mais aberta e democrática.

Vivemos em uma sociedade de informações que somente alguns têm acesso. Cabe a escola oportunizar esses acessos as informações e que os alunos usem adequadamente para sua aprendizagem. Mas tendo o cuidado da verificação dessas informações. Pois, não existe mais saberes e pontos de vistas absolutos. “Não cabe mais a educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas, mas deve construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de verdades parciais”.

É preciso formar cidadãos que sejam aprendizes mais flexíveis, capazes e autônomos. Fomentar nos alunos a capacidade de gestão do conhecimento para ajudá-los a enfrentar as tarefas e os desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento.

Ter competências de para aquisição, interpretação, analise compreensão e comunicação da informação. Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores.

É preciso que retomar a postura dos professores frente esta tecnologia de aprendizagem, facilitando e oportunizando aos alunos uma nova visão de aprender. Não quer dizer, que vamos abandonar a escrita, porque seria incoerente falarmos isso, mas precisa sim, ser inovar e tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Que as aulas não se restringem somente ao quadro e giz. Mas que a interação de aprendizagem possa permear as telinhas dos computadores e irem a busca de novos saberes. Que esses novos saberes possam ser recriados a partir do novo conhecimento.

Referencias

POZO,Juan Ignacio. Asociedade da aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento. Disponível no site: www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=386.


4 comentários:

Smareis disse...

Oi, gostei de ler seu texto, muito reflexivo . A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.É preciso enfrentar todos os desafios, o medo não é consequência, faz parte. O presente no final de tudo é uma recompensa...Gostei de conhecer um pouco de seu espaço,acho que fico por aqui e te sigo. Venha conhecer meu espaço e me siga se gostares. Um abraço!

Smareis

Sandra disse...

Obrigda Smareis, por ter vindo. Realmente o professor tem que se inover sempre. Contribuir para o conhecimento da crianças.
Somos responsavéis tbém or ele.
Grata.
Sandra

silvo disse...

Todo lo disponible debe swer aprovechado, eso sí sin cortar con los muchos años de experiencia que hemos ido adquiriendo, beijinhos!

Sandra disse...

Obrigada meu amigo por ter vindo. Sandra