MEUS AMIGOS...

ÉS A FLOR QUE FALTAVA NESTE JARDIM. OBRIGADA POR SER MAIS UM SEGUIDOR/VISITANTE...

ÉS O MEU BOTÃO DE ROSAS. CADA VEZ QUE CHEGA, UM NOVO BOTÃO SE ABRE..

ESTAREI SEMPRE TE ESPERANDO- AMO VOCÊ!!!


PLAY E OUÇA
Meu corção se enche de alegria, quando você está aqui.




[sandra2.jpeg]


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

APRENDIZAGEM É CONTINUA...

Aprendizagem Continuada ao longo da Vida- o Exemplo da Terceira Idade.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaXwFijYHvc7QcRAojWGWrj0NVIuHmDjcqX6RnjGN6nsGp4xlPzwW0zvmB2L7oxj5yHK_ts-7BHa11Ge7hSiTfSXFwYmsRBlL7bV1U0TeNqTXAbq6uf_9uoiYQE5_OEOU_nCRTXeJHSmzB/s320/idosos.jpg

A aprendizagem não acontece somente nos bancos da escola em época escolar, mas sim, pelos longos anos de nossas vivencia. Estamos aprendendo diariamente um com o outro. É informação que nos chega de todos os lados, das mais diversas fontes informativas.

A aprendizagem acontece no âmbito da escola e se prolonga pelos bons momentos de nossa vida. Prova disso é a terceira idade, que esta aí sempre em movimento e energia. Sempre em busca de um novo saber. Além da sabedoria adquirida à prazerosa busca de conhecer o novo e estar em pleno vapor pela boa informação. Na terceira idade as pessoas passam a realizar coisas com mais prazer. Dedicacam um tempo maior para realizá-las, o que realmente lhes dê prazer, sem a cobrança e o desconforto em ter que realizá-las, ou até mesmo por falte de tempo.

A aprendizagem acontece em vários períodos da vida desde a nossa infância até a terceira idade. Por isso se dizer, que a aprendizagem continuada vai pelos bons e belos caminhos da vida, antes, durante e pós escolar.

A aprendizagem continuada acontece em todos os setores da vida. A pessoa em pleno exercício deve manter sempre atualizada, pois, informações atualizadas fazem parte do Sucesso profissional e pessoal. Continuar aprendendo faz parte da condição necessária para manter a posição de trabalho que se ocupa.

Assim como na infância, na terceira idade se tem um prazer muito especial para aprendê-lo. Na terceira idade as pessoas aprendem pelo prazer de aprender, sem carregar dentro si, a obrigatoriedade escolar, mas com a consciência que precisa saber e aprender. Buscar novos conhecimentos.

Quando criança aprende pelo prazer da descoberta do saber ler e escrever.

A criança antes de entrar na escola é motivada para aprender. Busca ativamente a informação, realizando atividades que contribuem para a construção do seu conhecimento.

Quando criança elas aprendem: engatinhar, andar, falar e descobrem como as coisas funcionam e como as pessoas pensam. Aprendem e aprendemos com coisas funcionam interagindo com os objetos e pessoas no dia a dia.

Mas tendo a certeza que o conhecimento faz parte da formação para poder viver e atuar em sociedade. A verdadeira construção do conhecimento esta no prazer de aprender.

“Aprender significa o aprendiz ser capaz de utilizar suas experiências de vida e conhecimentos já adquiridos na atribuição de novos significados e na transformação da informação obtida, convertendo-a em conhecimento”, (guia-pag.71).

Aprendemos e ensinamos porque temos que resolver problemas reais e interagir com pessoas e objetos do nosso dia a dia. A experiência de aprender e ensinar são prazerosas e não nos damos conta de que estamos aprendendo ou ensinando.

Embora o indivíduo aprenda com os objetos, pessoas, a escola tem a função de ajudar nessa formação continuada do aluno, para que o seu encantamento não desapareça. Que a escola cumpra seu papel de formadora enquanto a criança o adolescente ainda está presente na escola. Que ele não vá buscar este entusiasmo quando estiver fora dela. Que a escola saiba aproveitar os momentos de ensino para oportunizar a descoberta de o novo saber, a construção do seu conhecimento. Que estejam encorajadas a serem receptores ativos e não passivos. Que o professor possa ensinar e aprender, Que suas aulas sejam de prazer e não opressoras.

A motivação para aprender leva a pessoa querer aprender muito mais. Sendo motivado o aprendiz vai à busca do saber simplesmente pelo prazer de satisfazer e suas necessidades e interesses.

“A aprendizagem que ocorre na infância e na terceira idade é possível á criação de ambiente adequado e á presença de pessoas que funcionam como agentes que favorecem a construção do conhecimento”.

A sociedade deveria estar consciente de que as pessoas aprendem de diversas maneiras e deveria oferecer vários ambientes de aprendizagens.

A escola tem ser motivadora e não castradora desse saber. A escola tem seu papel de auxiliar o aprendiz e ajudá-lo na sua aprendizagem continuada ao longo de sua vida. Que esteja a motivado aprender sempre, que seja despertado o desejo de estar sempre aprendendo e se aperfeiçoando independente do local e lugar.

O agente da aprendizagem tem um papel fundamental, que o de facilitar o processo de aprendizagem, ensinando, transmitindo os valores e cultura de uma sociedade. A escola tem que estar aberta, predisposta em querer ensinar e aprender. Ambos constroem junta uma relação de aprendizagem. Aprendizes e agentes precisam querer e estar motivados para fazer um futuro muito melhor e mais consciente. E que a caminhada da aprendizagem seja continua e longa. Que o querer aprende e ensinar sejam significativos e que faça a transformação na vida de ambos. É preciso ter sentido naquilo que estamos ensinando e aprendendo.

A aprendizagem só acontece quando estamos predispostos a ela. Onde o desejo de querer aprender seja a válvula propulsora do saber e do conhecimento. Que o conhecimento e aprendizagem possam ser a fonte facilitadora para conduzirem, levar as pessoas aos mais diversos destinos. Seja o de viajar ou de irem até o supermercado. Que elas tenham essa liberdade de ir e vir.

A aprendizagem é a porta para o Sucesso. Ela é a caminhada bem sucedida para as nossas realizações, sejam pessoais ou profissionais.

Aprendizagem não ocupa lugar, somente abre os nossos horizontes. Nos leva ao mundo globalizado. Aprendizagem também nos leva a felicidade. A felicidade do saber a aprender.

Sandra Andrade.

(texto baseado no texto de José Armando Valente)



AGRADEÇO A SUA COMPANHIA!!!SANDRA

Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos-


MEUS MIMOS/SEUS PRESENTES-


Poetas-Um Voo Livre- COMPARTILHE DESSE BLOG

Sinal de Liberdade-uma expressão de sentimento.-
AQUI É UM CANTINHO MUITO ESPECIAL...

14 comentários:

Sandra disse...

Aprender é tudo. Ensinar é melhor ainda.
Continuar aprendendo é não morrer e sim estar vivo.
Aprendizagem é tudo na vida ds pessoas.
Sandra

Unknown disse...

Bom dia
Confesso que não li o texto todo. Fui saltando pois pareceu-me repetir-se em cada paragrafo.
Porem confesso que a nossa vida é uma aprendizagem diária e continua.
Todos aprendemos em todos os momentos se soubermos estar atentos e com vontade de crescer.

Conheço uma senhora que vai este ano fazer noventa anos e anda louca para aprender a ler.
Nunca um dos filhos se sentou junto dela para lhe ensinar.
Agora foi para um lar e penso que perdeu este sonho assim como outros que ainda carregava com alegria.

Tha Boss disse...

O aprendizado é como o mundo, não para de girar o conhecimento é continuo, beijão Sandra :-)

myra disse...

toda a razao, sempre se aprende algo...
beijos

Edna Lima disse...

Achei até que texto era pra mim.
Brincadeira!
É que voltei estudar e estou matriculada na universidade federal.
Antes não tive oportunidade.
Bjs. E um belo dia. Edna Campos.

Literatura & Companhia Ilimitada. disse...

Acho que para aprender não tem idade específica, ou seja, qualquer tempo é tempo, desde que pessoa queira e tenha condições para tal.

Beijos e boa noite pra ti e para os teus.

Rosemildo Furtado.

Sandra disse...

Obrigada meus amigos pelo carinho de todos.
Relamente para aprender não tem idade.
Fico muito feliz com a sua presença.
Sandra

Sandra disse...

Luis,
Obrigada pela experiencia aqui deixada.
Aprendemos muito com eles.
Grata
Sandra

Sandra disse...

Rosemildo,
Que bom que veio.
Fico super feliz.
Grata.
Sandra

Sandra disse...

Myra, Mafia, Fico muito feliz com a sua visita.
Aprender estamosa todos os dias.
Cada dia uma experiência nova.
Um grande abraço
Sandra

Sandra disse...

Que bom edina que voltou a estudar.
Estamos sempre nesta caminhada. O saber requer lonagas caminhas, para chegarmos lá com mais sabedoria e alegria.
Obrigada amiga.
Sandra

Sandra disse...

Aprendemos constamente. Cada dia um novos aprendizados nos é oferecidos.
Obrigada pelo carinho dos amigos que por aqui pousaram e pasaaram...
Sandra

Maria disse...

QUERIDA AMIGA...,

Você com seu feitio, sempre estará aprendendo e ensinando.

Sempre se diz que aprendemos até morrer!!1

Eu costume dizer:-
"Só sei que nada sei"

(esta frase não é minha mas sim de um poeta e escritor Português)

Beijosssssssssssssssss com muito carinho ...Que tudo continu bem com você!

Leila disse...

Oi sandra!
Parabéns pela reflexões. Bjs