MEUS AMIGOS...

ÉS A FLOR QUE FALTAVA NESTE JARDIM. OBRIGADA POR SER MAIS UM SEGUIDOR/VISITANTE...

ÉS O MEU BOTÃO DE ROSAS. CADA VEZ QUE CHEGA, UM NOVO BOTÃO SE ABRE..

ESTAREI SEMPRE TE ESPERANDO- AMO VOCÊ!!!


PLAY E OUÇA
Meu corção se enche de alegria, quando você está aqui.




[sandra2.jpeg]


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VIDEOS:

VÍDEO 1-A VISÃO DOS ESTUDANTES HOJE?


VÍDEO 2- OS ESTUDANTES DA ERA DIGITAL.


Refletindo sobre os vídeos:

VÍDEO 1- A VISÃO DOS ESTUDANTES HOJE?

O vídeo nos faz refletir e pensar no que estamos fazendo para mudar a postura do professor frente às tecnologias. O que fazer para motivar os nossos alunos quando não sentem mais vontade de ir para escola, estudar, fazer tarefa , ler um livro ou até mesmo escrever, redigir um trabalho. Nossos alunos não querem mais isso. Querem coisas significativas, que fazem parte do seu dia a dia.

Muitos deixam visível sua reação do descontentamento frente ao método atual, usado pelas escolas brasileiras, onde ainda predomina a lousa, ou velho quadro negro, cadernos, lápis e borracha, carteiras enfileirados etc., quando o computador é mais agradável, mais atraente.

O vídeo deixa clara a satisfação dos estudantes perante uma nova realidade, a realidade esta chamada tecnologia. O uso das ferramentas usadas o tempo inteiro através dos emails, bate papo, fazem que eles escrevam muito e muito sem se cansar e de uma forma lúdica e prazerosa.

O vídeo nos trás algumas reflexões interessantes:

- E se as paredes falassem? O que elas diriam?

Mesas e paredes não falam, mas os alunos falam

-E se os estudantes aprendessem o que deveriam de aprender.

É preciso repensar a nossa postura de educador. É preciso que o aluno também perceba a necessidade e a importante em aprender e conhecer os fundamentos básicos para a vida.

Existem conhecimentos que são primordiais para o seu crescimento enquanto pessoa humana, para vida profissional e que precisam ser ensinadas e aprendidas.

O vídeo nos revela que muitos alunos passam horas na frente do computador, do seu laptop, celular, outros ouvindo músicas, comendo, escrevendo email ou conversando.

Outros ainda questionam a questão do investimento nos estudos, quando jamais vão poder receber de volta todo o investimento feito. Quando muitas vezes as informações estão todos ali na internet, sem nenhum esforço. Diferente de estar na sala de aula, ouvindo aulas, nem sempre bem planejadas.

A tecnologia veio para contribuir muito na vida das pessoas. Esta inserida na vida das pessoas das mais diversas maneiras, tais como: música, telefone, a mídia, rádio, enfim, desempenha um papel essencial, mas que precisa ser conhecida e valorizada.

NO VÍDEO 2- OS ESTUDANTES DA ERA DIGITAL

Percebe a importância da tecnologia na vida dos estudantes, onde para eles é muito mais motivador inovador. Dá a liberdade da criação, libertação em criar seus próprios textos. Onde a interação de informações é muito grande. Dá a liberdade de expressão, onde podem manifestar seus anseios e de aprender com o outro. O meio virtual favorece essa aprendizagem.

Hoje, a tecnologia transformou o mundo e este se modificou também, vançou consideravelmente. Um bom professor é aquele que motiva, estimula, cria, dá oportunidade a seus alunos, levem a refletir sobre diversos temas. Mostra a responsabilidade da construção de conhecimento em parceria com os seus colaboradores, sejam professores X, alunos e alunos X alunos.

No segundo vídeos os estudantes pedem para serem ouvidos, motivados e que possam fazer e mostrar o que são capazes de criar. Que os profissionais da área educacional possam olhar seus alunos com outro olhar.

O conhecimento não pode ser visto de forma fragmentada. Mas num todo. Aprende-se num todo.

É preciso conhecer as realidades de cada aluno. Ver as suas necessidades. Assim teremos mais jovens interessados na sua construção de conhecimentos dentro da escola do que fora dela. A escola tem que evoluir. O profissional precisa tomar novas posturas. Ouvir mais, aprender mais. Ambos aprendem.

Ambos ganham. O mundo digital está em nossa frente, tomando conta. Não podemos ficar para trás. É preciso aprender para evoluir. Oportunizar novos saberes e aprender com eles. Não podemos mais ficar alheios a essa nova ferramenta. É preciso ter coragem de ousar, de tentar, sem medo de errar, mas o de querer aprender e transformar a educação.

Como os alunos dizem no vídeo, - muitos dos nossos professore não tem blogs, não sabem trabalhar com as ferramentas que a internet oportuniza. Não sabem usar e não permitem que os alunos usem. Mas por quê?- porque não tem um domínio dos programas. Eu mesma, não conheço muito dos que me foi apresentado aqui, no vídeo. Mas, sei que preciso aprender para ajudar a minha (meu) companheira (o) de trabalho. É preciso oportunizar aluno a essa interação digital, aprender com ele e ensinar para ele.

Nessa era da tecnologia, não podemos mais fugir. O jeito é encarar de perto e aprender.

oportunizar novos saberes, a ensinar a pensar e a criar. Este é o grande objetivo das tecnologias educacionais.

http://tracking.technodesignip.com/?action=count&projectid=642&contentid=6544&referrer=-&urlaction=r...http://tracking.technodesignip.com/?action=count&projectid=642&contentid=6544&referrer=-&urlaction=r...http://tracking.technodesignip.com/?action=count&projectid=642&contentid=6544&referrer=-&urlaction=r...

Sandra Andrade.


10 comentários:

silvo disse...

Es la reaslidad de hoy, besos!

Sandra disse...

OBRIGADO AMIGO PELA CONTRIBUIÇÃO.
SANDRA

Edna Lima disse...

Muitos professores ainda resistem as tecnologias.Sei disto por conhecimento.
Boa noite bjs. edna

sonia a. mascaro disse...

Olá Sandra,
Agradeço o seu elogio ao meu blog Leitura e Imagens, mas ele está desativado.
Um bom final de semana.

Maria Rodrigues disse...

Grande realidade amiga Sandra, temos de aprender e nos mantermos actualizados.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Maria disse...

SANDRA...,

Fica dificíl motivar até para ler, até á bem pouco tempo minha neta adorava ler, passou para 5ano ciclo preparatória, nova escola, novos amigos,aqui as coisas são mais dificeis, são os prefessores que lhes mandam ir consultar a net. para fazerem trabalhos escolares....
E parece que esquecem tudo o que antes aprenderam, até os hábitos, e a educação, então a forma de falar, deixa muito a desejar até porque como ela diz , ó avó todos os amigos da escola falamos assim" Bué de frio" etc ....e por ai fora...

Beijocas com muito carinho

MARIA M. GALVÃO

Sandra disse...

Maria, realmente, nossos alunos e filhos estam um pouco sem vontade para os estudos, para não dizer, que estam completamente sem estimulos. A escola precisa reeinventar suas maneiras de ajudar nesse habitos assim como os pais, devem fazer a sua parte, desde contando histórias, como lendo para eles, desde pequenos.
Está muito dificil, mesmo. A internt, proporciona facilidades, mas não podemos esquecer que os livros são os grandes formadores também. Precisamos da cienciae ela está contidas nas grandes leituras e experîmentos, dos quais estam registrados.
Muito obrigada amiga, pelo seu carinho e visita.
Sandra

Sandra disse...

Verdade o que dizes Edna,
Ainda encontramos muitos professores resitentes a essa nova ferramenta de trabalho, e que facilita e contribuiem muito para o professor.
Carinhosamente, agradeço a sua visita.
Assim que eu puder irei retribuir.
Sandra

Sandra disse...

Maria, o aprender deve ser constante. Embora as vezes merece muita dedicação e esforço, mas sem eles não há conhecimento e nem aprendizagem. Obrigada pela sua vinda.
Até mais,
Sandra

Sandra disse...

Sonia, Agradeço a visita na Curiosa. Muito obrigada
Sandra