VÍDEO 2- OS ESTUDANTES DA ERA DIGITAL.
Refletindo sobre os vídeos:
VÍDEO 1- A VISÃO DOS ESTUDANTES HOJE?
O vídeo nos faz refletir e pensar no que estamos fazendo para mudar a postura do professor frente às tecnologias. O que fazer para motivar os nossos alunos quando não sentem mais vontade de ir para escola, estudar, fazer tarefa , ler um livro ou até mesmo escrever, redigir um trabalho. Nossos alunos não querem mais isso. Querem coisas significativas, que fazem parte do seu dia a dia.
Muitos deixam visível sua reação do descontentamento frente ao método atual, usado pelas escolas brasileiras, onde ainda predomina a lousa, ou velho quadro negro, cadernos, lápis e borracha, carteiras enfileirados etc., quando o computador é mais agradável, mais atraente.
O vídeo deixa clara a satisfação dos estudantes perante uma nova realidade, a realidade esta chamada tecnologia. O uso das ferramentas usadas o tempo inteiro através dos emails, bate papo, fazem que eles escrevam muito e muito sem se cansar e de uma forma lúdica e prazerosa.
O vídeo nos trás algumas reflexões interessantes:
- E se as paredes falassem? O que elas diriam?
Mesas e paredes não falam, mas os alunos falam
-E se os estudantes aprendessem o que deveriam de aprender.
É preciso repensar a nossa postura de educador. É preciso que o aluno também perceba a necessidade e a importante em aprender e conhecer os fundamentos básicos para a vida.
Existem conhecimentos que são primordiais para o seu crescimento enquanto pessoa humana, para vida profissional e que precisam ser ensinadas e aprendidas.
O vídeo nos revela que muitos alunos passam horas na frente do computador, do seu laptop, celular, outros ouvindo músicas, comendo, escrevendo email ou conversando.
Outros ainda questionam a questão do investimento nos estudos, quando jamais vão poder receber de volta todo o investimento feito. Quando muitas vezes as informações estão todos ali na internet, sem nenhum esforço. Diferente de estar na sala de aula, ouvindo aulas, nem sempre bem planejadas.
A tecnologia veio para contribuir muito na vida das pessoas. Esta inserida na vida das pessoas das mais diversas maneiras, tais como: música, telefone, a mídia, rádio, enfim, desempenha um papel essencial, mas que precisa ser conhecida e valorizada.
NO VÍDEO 2- OS ESTUDANTES DA ERA DIGITAL
Percebe a importância da tecnologia na vida dos estudantes, onde para eles é muito mais motivador inovador. Dá a liberdade da criação, libertação em criar seus próprios textos. Onde a interação de informações é muito grande. Dá a liberdade de expressão, onde podem manifestar seus anseios e de aprender com o outro. O meio virtual favorece essa aprendizagem.
Hoje, a tecnologia transformou o mundo e este se modificou também, vançou consideravelmente. Um bom professor é aquele que motiva, estimula, cria, dá oportunidade a seus alunos, levem a refletir sobre diversos temas. Mostra a responsabilidade da construção de conhecimento em parceria com os seus colaboradores, sejam professores X, alunos e alunos X alunos.
No segundo vídeos os estudantes pedem para serem ouvidos, motivados e que possam fazer e mostrar o que são capazes de criar. Que os profissionais da área educacional possam olhar seus alunos com outro olhar.
O conhecimento não pode ser visto de forma fragmentada. Mas num todo. Aprende-se num todo.
É preciso conhecer as realidades de cada aluno. Ver as suas necessidades. Assim teremos mais jovens interessados na sua construção de conhecimentos dentro da escola do que fora dela. A escola tem que evoluir. O profissional precisa tomar novas posturas. Ouvir mais, aprender mais. Ambos aprendem.
Ambos ganham. O mundo digital está em nossa frente, tomando conta. Não podemos ficar para trás. É preciso aprender para evoluir. Oportunizar novos saberes e aprender com eles. Não podemos mais ficar alheios a essa nova ferramenta. É preciso ter coragem de ousar, de tentar, sem medo de errar, mas o de querer aprender e transformar a educação.
Como os alunos dizem no vídeo, - muitos dos nossos professore não tem blogs, não sabem trabalhar com as ferramentas que a internet oportuniza. Não sabem usar e não permitem que os alunos usem. Mas por quê?- porque não tem um domínio dos programas. Eu mesma, não conheço muito dos que me foi apresentado aqui, no vídeo. Mas, sei que preciso aprender para ajudar a minha (meu) companheira (o) de trabalho. É preciso oportunizar aluno a essa interação digital, aprender com ele e ensinar para ele.
Nessa era da tecnologia, não podemos mais fugir. O jeito é encarar de perto e aprender.
oportunizar novos saberes, a ensinar a pensar e a criar. Este é o grande objetivo das tecnologias educacionais.
Sandra Andrade.
10 comentários:
Es la reaslidad de hoy, besos!
OBRIGADO AMIGO PELA CONTRIBUIÇÃO.
SANDRA
Muitos professores ainda resistem as tecnologias.Sei disto por conhecimento.
Boa noite bjs. edna
Olá Sandra,
Agradeço o seu elogio ao meu blog Leitura e Imagens, mas ele está desativado.
Um bom final de semana.
Grande realidade amiga Sandra, temos de aprender e nos mantermos actualizados.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
SANDRA...,
Fica dificíl motivar até para ler, até á bem pouco tempo minha neta adorava ler, passou para 5ano ciclo preparatória, nova escola, novos amigos,aqui as coisas são mais dificeis, são os prefessores que lhes mandam ir consultar a net. para fazerem trabalhos escolares....
E parece que esquecem tudo o que antes aprenderam, até os hábitos, e a educação, então a forma de falar, deixa muito a desejar até porque como ela diz , ó avó todos os amigos da escola falamos assim" Bué de frio" etc ....e por ai fora...
Beijocas com muito carinho
MARIA M. GALVÃO
Maria, realmente, nossos alunos e filhos estam um pouco sem vontade para os estudos, para não dizer, que estam completamente sem estimulos. A escola precisa reeinventar suas maneiras de ajudar nesse habitos assim como os pais, devem fazer a sua parte, desde contando histórias, como lendo para eles, desde pequenos.
Está muito dificil, mesmo. A internt, proporciona facilidades, mas não podemos esquecer que os livros são os grandes formadores também. Precisamos da cienciae ela está contidas nas grandes leituras e experîmentos, dos quais estam registrados.
Muito obrigada amiga, pelo seu carinho e visita.
Sandra
Verdade o que dizes Edna,
Ainda encontramos muitos professores resitentes a essa nova ferramenta de trabalho, e que facilita e contribuiem muito para o professor.
Carinhosamente, agradeço a sua visita.
Assim que eu puder irei retribuir.
Sandra
Maria, o aprender deve ser constante. Embora as vezes merece muita dedicação e esforço, mas sem eles não há conhecimento e nem aprendizagem. Obrigada pela sua vinda.
Até mais,
Sandra
Sonia, Agradeço a visita na Curiosa. Muito obrigada
Sandra
Postar um comentário