MEUS AMIGOS...

ÉS A FLOR QUE FALTAVA NESTE JARDIM. OBRIGADA POR SER MAIS UM SEGUIDOR/VISITANTE...

ÉS O MEU BOTÃO DE ROSAS. CADA VEZ QUE CHEGA, UM NOVO BOTÃO SE ABRE..

ESTAREI SEMPRE TE ESPERANDO- AMO VOCÊ!!!


PLAY E OUÇA
Meu corção se enche de alegria, quando você está aqui.




[sandra2.jpeg]


quinta-feira, 19 de março de 2009

Limetes X Liberdades




"A criança, quando começa a movimentar-se sozinha, precisa de liberdade para explorar o ambiente ao seu redor, como abrir gavetas e tirar todo o seu conteúdo para fora, mas não para colocar os dedos em uma tomada elétrica ou tocar em um fogão quente. Quando começa a caminhar e a correr é importante que os espaços lhe sejam franqueados para brincar ao ar livre, mas não pode atravessar uma rua sozinha.

O adolescente também precisa ampliar sua liberdade em relação aos pais e buscar a sua independência, como sair com amigos, ir a festas, chegar mais tarde em casa, mas precisa cumprir horários, dizer com quem e onde está e estudar.

A liberdade é vinculada a limites e não há como separá-los. E a criança precisa aprender o conceito de que nem sempre se pode fazer tudo o que se deseja.



A criança e o jovem precisam de liberdade, mas também necessitam e buscam em seus pais a resposta para a pergunta: até onde posso ir? Ao testar os pais, a criança está emitindo uma mensagem muito clara: está dizendo que precisa de ajuda para descobrir o que pode e o que não pode fazer e a atitude dos pais será de extrema importância neste aprendizado.

Impedir a independência progressiva da criança ou do adolescente, tolhendo-lhe a liberdade, é impedir que ela se transforme numa pessoa consciente, autônoma e com personalidade. Mas é preciso reconhecer que a disciplina é uma pré-condição para a vida, inclusive para as atividades de lazer (imagine-se um jogo de futebol praticado por prazer nos finais de semana sem nenhuma regra, seria na verdade uma grande e desagradável confusão).



Pode não ser fácil, mas é indispensável encontrar o ponto de equilíbrio entre o limite e a liberdade para que os pais possam contribuir na formação de seus filhos. Inclusive, a ausência de regras e limites será interpretada pelos filhos como falta de atenção, descuido e abandono. Pode até ser difícil estabelecer limites, pois exigem paciência, persistência, afeto e dedicação. Mas não é possível educar filhos sem eles".

Um comentário:

Montardo disse...

A publicação de textos de outros autores sem citar a fonte e o link do artigo original é ilegal por tratar-se de plágio.
Este texto publicado aqui sobre limites é de minha autoria e está publicado no blog Aprendendo a Vida [http://montardo-ap.blogspot.com/2009/01/limites-e-disciplina.html}
Portanto, solicito a imediata retirada do artigo ou a inclusão da referência incluindo o link para o texto original.
Certo do atendimento desta solicitação, aguardo suas providências.