MEUS AMIGOS...

ÉS A FLOR QUE FALTAVA NESTE JARDIM. OBRIGADA POR SER MAIS UM SEGUIDOR/VISITANTE...

ÉS O MEU BOTÃO DE ROSAS. CADA VEZ QUE CHEGA, UM NOVO BOTÃO SE ABRE..

ESTAREI SEMPRE TE ESPERANDO- AMO VOCÊ!!!


PLAY E OUÇA
Meu corção se enche de alegria, quando você está aqui.




[sandra2.jpeg]


quinta-feira, 19 de março de 2009

Etapa da vida...







Infancia X Adolescência X Terceira idade .


Agora estamos vivenciando a invenção de uma nova fase, a qual nós, adultos, não vivenciamos porque na época em que tínhamos a idade, ela não existia. Trata-se da pré-adolescência, uma etapa da vida construída na contemporaneidade, com características próprias. Nossos netos vão nos chamar de doidos quando dissermos a eles que “no nosso tempo” não existia pré-adolescente, a gente passava direto da infância para a adolescência. Os pré-adolescentes abandonam a infância, mas ainda não são adolescentes. Eles tem brinquedos, roupas, comportamentos, programas de televisão, músicas e artistas específicos para a sua idade. Até especialistas em pré-adolescência estão se manifestando.

Ficam estranhos se isolam, querem ficar longe de nós, não nos acompanham mais, acham que somos "caretas".

Ficam peridos nesta fase. è a passagem da fase de criança para a pré adolescência e da pré- adolescencia para adolescência.Acham que tudo pode. Não sabem o momento certo de tomar as decisões. Ficam confusos, com medo,tímidos, mas tão orgulhosos. Muitos se tornam rebeldes. Não querem saber de ouvir, acham que são donos da verdades.

O próprio Içami Tiba, escreve em seu livro Puberdade e Adolescência, que a adolescência tem suas fases que são: confusão pubertária,onipotência pubertária,estirão, mudança de voz e a onipotencia juvenil.

Segundo Içami, a puberdade marca o fim da infância e i inicio da adolescência.

A infância funciona como a socilaização familiar e com o mundo. Ela vai a escola, aprende valores, se alfabetiza, entra em contato com o mundo da leitura e escrita.


Na adolescência busca o encontro com amigos de sua própria idade, de seus interesses em comuns, se afastam um pouco do convivio familiar. Eles tem suas próprioas escolhas. "É na adolescência que o filho lança-se ao mundo, e aos pais cabe torcer por ele e socorrê-lo quando preciso. Também é da responsabilidade educativa dos pais interferir quando algo não vai bem, sob pena de estar negligenciando a educação" (Içami Tiba).


Na terceira idade também acontece o mesmo. eles procuram se divertir com amigos se sua idade, são menos preocupadas com as coisas, vivem mais a vida, dão mais valores aos momentos de sua vida. Procuram viver intensamente cada momento. Pois as preocupações com os filhos já não são as mesmas de antigamente. Mas tem um diferencial.Trazem no coração e mente a experiência da vida, tem sua própria história e contam história.

Cada um de nós tem suas fases e suas experiências.que merecem serem respeitadas e admiradas, dentro de cada fase.

Temos que ter o grande cuidado com o avanço, pois deixamos de viver momentos preciosos em familia e isso poderar gerar problemas futuros com nossas crianças, adolescentes e adultos futuros. Pessoas existem para se visitarem e não para viver dentro de quatro paredes em função de um computador. Ainda existe vida lá fora.

AME A NATUREZA.AME A VIDA. CONTE HISTÓRIA,FAÇA HISTORIA. ENSINE A COMPOR HISTORIAS DE VIDA.

Nenhum comentário: