MEUS AMIGOS...

ÉS A FLOR QUE FALTAVA NESTE JARDIM. OBRIGADA POR SER MAIS UM SEGUIDOR/VISITANTE...

ÉS O MEU BOTÃO DE ROSAS. CADA VEZ QUE CHEGA, UM NOVO BOTÃO SE ABRE..

ESTAREI SEMPRE TE ESPERANDO- AMO VOCÊ!!!


PLAY E OUÇA
Meu corção se enche de alegria, quando você está aqui.




[sandra2.jpeg]


sexta-feira, 27 de março de 2009

Ituporanga.

Ituporanga-Terra Natal- lá nasci e lá vivi até os meus 08 anos de idade.
Saudades!!!

HISTÓRIA DA CIDADE
Ituporanga foto -  www.almalivre.org
Ituporanga foto - www.almalivre.org

Rancho - Ituporanga-SC
Rancho - Ituporanga-SC

Mapa de Localização - Ituporanga-SC
Mapa de Localização - Ituporanga-SC


cidade de Ituporanga

Fundação: 1948
Altitude: 360m
População: 18.271 habitantes
Área Total: 335,7km²
Densidade Demográfica: 54,43hab/km²
CEP: 88400-000

A construção de uma estrada entre Alfredo Wagner (que na época ainda se chamava Barracão) e Barra do Rio do Oeste trouxe os primeiros colonizadores para a região onde hoje está Ituporanga. Descendentes de alemães, italianos e portugueses, os colonos chegaram a partir de 1912. Após a construção da estrada, a principal atividade econômica foi a extração de madeira, mas o cultivo da cebola desenvolveu-se e tornou o município conhecido nacionalmente. Até 1924, a localidade chamava-se Generosópolis, mas uma cascata no Rio Itajaí mudou a denominação para Salto Grande. O nome definitivo veio porque já existia uma cidade denominada Salto Grande – o significado, porém, é o mesmo: Ituporanga é “salto grande” em tupi-guarani.

Significado do Nome

O nome definitivo veio porque já existia uma cidade denominada Salto Grande – o significado, porém, é o mesmo: Ituporanga é “salto grande” em tupi-guarani.

Aniversário da Cidade

14 de Fevereiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Ituporanga é a Capital Nacional da Cebola, responsável por 12% do abastecimento nacional. São 90.000 toneladas anuais, em 7.800ha plantados. Fumo, milho e feijão também têm destaque, além da criação de aves, bovinos e suínos. A semeadura da cebola é feita entre os meses de abril e maio e a partir de julho é realizado o transplante para a lavoura. A colheita e a armazenagem vão de novembro a janeiro. Para chegar ao ponto ideal de consumo, a cebola ainda permanece por 20 dias nos armazéns. Ituporanga, além de abastecer o mercado brasileiro, exporta anualmente cerca de 2.000 toneladas de cebola para a Europa. A colheita emprega temporariamente cerca de 500 pessoas.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

17° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Ituporanga localiza-se no encontro das rodovias SC-427, SC-302 e SC-426, sendo possível o acesso à cidade por qualquer uma delas. A melhor opção é a SC-302, que pode ser acessada a partir da BR-282 ou a partir da BR-470, pela rota que leva a Rio do Sul.

Localização

Alto Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina

Limites

Vidal Ramos, Aurora, Petrolândia, Agrolândia, Imbuia, Rio do Sul.

Acesso Rodoviário

SC-427, SC-302 e SC-426

Distâncias

163 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Ituporanga como Capital Nacional da Cebola, tem sua economia voltada para a agricultura, refletindo no foco do turismo que tem como base o turismo rural e religioso.
Investidores do próprio município iniciaram a expansão do turismo rural, hoje o município atende seus visitantes com mais de 20 propriedades que foram modificadas para servirem como pousadas. Além de a cidade oferecer mais dois hotéis com toda infra-estrutura para servir bem quem deseja conhecer Ituporanga.

Principais Pontos Turísticos

Gruta de Nossa Senhora de Fátima

Salto Grande

No rio Itajaí do Sul

Casa Giratória

Cachoeira das Três Barras

Seminário São Francisco de Assis


Nesta pequena cidade eu nasci. Infelizmente não tem mais informações, para serem acrescidas no blog. Pesquisei, mas não encontrei.

Quem sabe, um dia retornarei nesta cidade e tirarei várias fotos, já que fzem muitos anos que sai de lá, ainda pequena. Quero ter o prazer de lá voltar e resgatar um pouco das lembranças de minha infância. Vou continuar pesquisando.

Nenhum comentário: